Zemanta, o Plug-in gente boa.

Estava lendo o Blogger Buzz esses dias, e me deparei com uma ferramenta auxiliar para criar posts simplesmente incrível.

Trata-se do Zemanta, é um plug-in para Firefox e IE, mas possui também disponibilidade para o Chrome e o Safári (Pode efetuar o download aqui).

Funciona da seguinte forma: Enquanto você escreve seu post no seu blog do Blogger, o Zemanta abre uma sidebar ao lado do editor de posts. Depois que você escrever algumas poucas frases, o Zemanta analisará as palavras no seu post e fará sugestões de imagens e vídeos relevantes para o seu post; com um só clique seu, ele insere esse conteúdo no seu post.


Além disso, o Zemanta procura frases/palavras que são familiares e torna mais fácil para criar links dessas palavras para URLs sobre o assunto. As frases/palavras aparecem imediatamente abaixo do editor de posts do Blogger, e clicando nelas, automaticamente é criado um link pro site indicado pelo Zemanta na palavra do seu post. O link criado pode ser pra qualquer lugar: páginas, mapas, vídeos, imagens, etc; bem mais prático e simples do que ficar criando links lá pelo botão de hyperlink.


Os famosos marcadores também sofrem a influência benéfica do Zemanta. O Zemanta automaticamente sugere e cria marcadores, baseado no texto do seu post.

Ainda existe a coluna “Latest Update”, que fornece uma lista de posts oriundos de outros blogs/sites sobre tópicos similares. É uma ótima maneira de descobrir sites que tratam de assuntos semelhantes aos do seu blog. Basta clicar em algum desses sites/blogs que é automaticamente criado um link no seu post também (na parte inferior), indicando a leitura para os visitantes de seu blog, ficando classificado como “Related reading”.

Existe também a opção "reblog", situada no fim de cada post. Caso você queira colar um post de outro blog (pode ser também um trecho somente desse post) no seu blog, para comentar sobre, basta selecionar o texto que deseja copiar, clicar no reblog e ele automaticamente envia para seu editor de posts.

Eu ainda estou experimentando esse plug-in, instalei recentemente; mas, até agora, tenho achado genial e realmente muito útil. Poupa muito tempo em buscar imagens relativas no google, e formatar links, inserir vídeos do youtube, etc. Claro, isso para quem curte colocar imagens e outros tipos de mídias em seus posts. Aí vai de cada usuário, mas não deixa de ser uma ótima opção. Achei muito importante e interessante o princípio do Zemanta de promover e unificar a interação entre todos os blogs da web.

Abaixo segue um vídeo (em inglês) explicando a funcionalidade do Zemanta e suas facilidades.





(Esse post, tirando alguns parágrafos, foi traduzido do post original do Blogger Buzz).
Reblog this post [with Zemanta]

Comentários

.:.A Luciana.:. disse…
Parece facilitar mesmo o trabalho chato de abrir outra janela pra procurar imagens no google e bla bla bla.

É muito complicado de usar?

Dia 24 tá chegando hein... eu sei o que você fez há 24 verôes passados, hein. VINTE E QUATRO, hein...

Esse é o problema com as promoções da Submarino... a pilha de livros pra ler vai aumentando consideravelmente a cada promoção, e o meu tempo pra ler vai diminuindo ¬¬
Dan Silva disse…
Não é complicado de usar não, Lu, eu te recomendo, pra você não vai ter problemas, por que acho que o maior "problema" é por ser tudo em inglês. Eu achei bem fácil, mas ainda to me habituando. Além do mais, se quiser fazer do modo antigo ainda é possível, ele não atrapalha em nada se você não quiser usar.

O dia do 24 ta chegando, mas não é no dia 24, felizmente kkkkkkkkkk, vou fazer que nem o Saga, arrumar uma noiva, kkkk.

Po, Lu, to com um problema sério quanto a isso... maior pilha de livros pra ler, pouco tempo e muita coisa pra estudar.
Não sei quando que vou ter tempo pra ler igual lia antigamente, quando não trabalhava, rsrs.

Postagens mais visitadas