Mais um ponto a favor do SI

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na última quarta-feira (17) o Projeto de Lei 1416/07, do ex-deputado Barbosa Neto (PR), que obriga os produtores e importadores a informar as características dos bens destinados ao consumo em unidades do sistema métrico universal. O texto estabelece ainda que a altura, a largura e o tamanho da diagonal dos monitores de televisão e de computador deverão ser informadas em centímetros, e não mais em polegadas, como é hoje.

A proposta foi relatada pela deputada Ana Arraes (PSB-PE) e altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). A relatora lembrou que, desde 1953, o Brasil é signatário do Sistema Internacional de Unidades, que normatiza as grandezas a serem usadas para medição de volume, comprimento, massa e tempo, entre outras. A uniformização é definida pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).


"Como nosso país adota o sistema métrico, nos parece óbvio que as informações sobre medidas de produtos sigam esse sistema", disse Ana Arraes.

A comissão aprovou emenda da relatora que ajusta a redação do projeto, sem modificar a medida prevista.

Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.


Íntegra da proposta:
- PL-1416/2007


É lógica a opinião da deputada, faz todo o sentido; na minha opinião. Eu espero que essa iniciativa seja prolongada pra outros meios; o sistema métrico de medidas já é tão antigo e de aceitação tão grande que já deveria ter dominado totalmente o globo. Assim facilitará em muito a interpretação e o estudo das coisas, economizando o tempo (que hoje é tão vital) que se gastaria fazendo conversões e mais conversões.


(crédito da foto: Anna Izabel Nunes)


Site da Câmara dos Deputados

Comentários

.:.A Luciana.:. disse…
Ainda vai ter gente reclamando, dizendo que era melhor antes, que é pra gastar mais tempo com coisas mais importantes... Sempre vai ter alguém pra reclamar.

=]
Dan Silva disse…
Pior que é, Lu, kkkk nunca da pra fazer algo que vai satisfazer todo o conjunto, kkk sempre tem o do contra.
Anônimo disse…
HA HA HA
Eu pensei isso ao terminar de ler:
"Com tanta coisa mais importante..."
Afff..
=**
Dan Silva disse…
Ah, Ci, eu considero isso importante, kkkkkkkkkkk, mas acho que é por que lido com isso todo dia no trampo, kkkkkkkk.

Postagens mais visitadas