Dicionário Urbano para o Português


Devido a um comentário no meu post sobre o Dicionário Urbano (Urban Dictionary), e movido pela curiosidade sobre a existência de algum site similar, só que adequado à língua portuguesa, encontrei dois que acho que vale a pena mencionar:


Um deles é um blog de um sociólogo chamado Elias Brandão. Nele, o “Dicionário Popular”, ele traz definições para mais de 2000 termos da língua portuguesa, entre gírias e expressões. Achei interessante e válido o post dele sobre esses termos populares, mas não acho que o blog dele tenha grande atividade; nos arquivos consta um post no ano de 2007 e o mais recente no ano de 2009, mais nada. Mas é uma fonte de consulta interessante, pra quem quer aprender. Pena que não tem um sistema de busca bem apurado, apesar disso não ser lá um grande problema; basta usar o famoso “Ctrl + F” no Firefox ou no Internet Explorer, digitar o que procura e "Enter".

Agora, um site que achei muito voltado para o propósito foi o site “Dicionário Informal”. O esquema de funcionamento dele é praticamente idêntico ao do Urban Dictionary; semelhante ao Wikipédia, as definições são votadas e trazidas pelos leitores, assim como os termos em si. O visual do site é muito claro e organizado, agradável de navegar. Nesse site já temos um sistema de busca bem elaborado, o que facilita a localização dos termos, economizando o tempo que nos some pelos dedos nas horas em frente ao PC.
Impressiona também o grande acervo de expressões. São muitas, realmente muitas.

Para quem está aprendendo a língua portuguesa e para os raros que já sabem, o site oferece informações interessantes e curiosas.

Comentários

Postagens mais visitadas