Alguns free apps para iPod / iPhone

Nesse post venho falar um pouco de uns apps (aplicativos) que andei experimentando para ipod/iphone.

Alguns são para diversão, outros favorecer a mobilidade, a comodidade e/ou enriquecimento cultural.

Para começar, temos o app “iBooks”. Esse app foi o primeiro que baixei e sua função é gerenciar e permitir a leitura de e-books e arquivos pdf em geral. Bem prático, mostra diversas opções de visualização, tanto em lista como em prateleira. Acho indispensável pra quem quer ler algo no ipod/iphone. É só baixar da app store, ele é gratuito.

Continuando, temos o app “Wikipanion” que nada mais é do que um atalho para wikipédia de maneira mais simples, rápida e direta. Basta abrir o app e digitar sobre o que deseja consultar que aparecerão os resultados. É ágil, poupando o trabalho de ir até o safari, abrir o site da wikipédia e tudo mais. Mas esse app só funciona, logicamente, com internet disponível, seja wi-fi ou 3g.

Em seguida, temos um dos meus favoritos, o “Xadrez 3000”. Pra quem gosta do secular passatempo. Para um app gratuito, ele tem bastante opções, como seleção do rating, seleção de estilo de jogo (como se fosse o temperamento do adversário) variando entre ativo, passivo, sólido, agressivo e suicida; é possível selecionar também o tempo de jogo e algumas variações de layout e cores do tabuleiro e peças. O “computador” é bem ágil, eu pelo menos ainda não consegui vencê-lo, mas ando meio enferrujado também.

O dicionário Priberam criou um app gratuito que funciona de maneira semelhante ao Wikipanion. Depende de conexão com internet e funciona como um atalho. Basta digitar uma palavra e pesquisar que ele mostrará o significado. Trata-se de um dicionário português – português. Existe também, como no site deles, como ver as palavras mais consultadas recentemente, dar uma olhada na “palavra do dia” também, etc. Ainda não achei um app de dicionário gratuito legal inglês – português e vice versa ou, o que acho mais interessante, um inglês – inglês. Tem o da Cambridge, mas ele não é free, apesar de ser muito completo.

No campo musical, temos o Piano DX e o DigiLite (ambos free).
O primeiro simula um piano, abrangendo todo o teclado do instrumento. Você tem a opção de simplesmente tocar livremente, e tem o modo de aprendizado que o ensinará algumas canções. Infelizmente, a versão gratuita não libera todas as músicas para ensinar. Deixando as mais legais, como as clássicas, de Chopin e Beethoven, por exemplo, para a versão paga.
Já o Digilite é um simulador de bateria. Bem criativo e elaborado, ele tem os sons básicos de uma bateria, como crash, ride, HH, kick e snare. O som não é ruim. Se você conectar a saída de áudio do ipod/iphone em caixas de som vai se surpreender (não é algo incrivelmente real, mas fica bem legal). Segue abaixo um vídeo do Vadrum, um baterista italiano do qual já falei em outro post antigo.


Agora, transferindo a vida social virtual do seu PC para o ipod/iphone, temos os apps para MSN, Skype, Twitter e Facebook. Todos funcionam de maneira bem similar ao site no PC normal. São todos bem simples e gratuitos.

Um outro app que achei bem interessante, também de rede social, é o Instagram. Se trata de uma rede social similar ao Twitter, onde você segue e é seguido por outros usuários. A diferença é que o Instagram é voltado para as fotos. Você tira uma foto do ipod/iphone e pode inserir uns filtros bem interessantes que mudam bastante o aspecto da foto, dando uma aparência muito bonita, e depois é só compartilhar na rede. Você pode configurar a edição de compartilhamento para assim que compartilhar a foto, automaticamente aparecer no seu perfil no Twitter e no Facebook.

Outro aplicativo bem útil é o Remote. Ele funciona como um controle remoto. Através dele você pode usar seu ipod/iphone para controlar o iTunes do PC, selecionar as músicas pra tocar, montar setlists, controlar o volume, etc. Isso usando a rede wi-fi. Existe também a possibilidade de se colocar aparelhos de som em vários cômodos da sua casa, e, usando um outro aparelho da Apple, que permite o controle wi-fi dos aparelhos de som pelo seu PC, usando o iTunes, o gerenciamento total do sistema. Ou seja, do ipod/iphone você controla aonde quer que saia o som, seja na sala ou quarto, e o seu volume (um dia ainda realizo esse sonho). E pra quem possui a AppleTv, ele permite também o seu controle remoto. Essas funcionalidades todas são divulgadas pelo site da Apple mesmo, não tive oportunidade de checar isso tudo.

Por último, um app pra descontrair. Um dos apps mais famosos e com mais downloads é o Talking Tom. Basicamente é um gato que aparece na tela e fica repetindo os sons que o microfone capta, só que numa voz bem cômica. É bem engraçado, da pra dar uma zoada em alguém. É difícil falar, só vendo mesmo pra sacar. Eu baixei de curioso por que não saquei bem a utilidade dele. Depois que baixei vi que não tinha uma utilidade real.


Enfim, assim que eu conhecer outros apps interessantes farei outro post sobre o assunto.

Site da Apple Store

Comentários

Postagens mais visitadas