Aprendendo a aprender


Recentemente concluí um curso online chamado "Learn how to Learn", ou  "Aprendendo a aprender".

Esse curso me abriu os olhos para muitas coisas que eu não percebia antes, como a atenção que devemos ter com a saúde e a evolução de nosso cérebro.

Já é sabido que podemos fazer muitas atividades para manter uma boa saúde mental, mas eu não tinha ideia de como seria isso.

Esse curso me fez focar minha mente no objetivo de realmente aprender coisas. O que queria era sempre evoluir, mas eu estava à deriva no mar das atividades do dia a dia, além de gastar inúmeras horas em vão mexendo no celular. Produtividade praticamente zero.

Esse curso me deu ferramentas e me fez ver que com um bom foco, disciplina, um roteiro e vontade, é possível desenvolver habilidades e conhecimentos que antes você nem imaginava que desenvolveria. Não digo nada de extraordinário, mas pequenas coisas que, quando somadas, fazem com que algo de útil seja de fato produzido.

Comecei a aprender japonês dia 3 de junho. Não sabia absolutamente nada e comecei a utilizar um app chamado Bunpo. Fiz praticamente uma lição por dia, além de assistir alguns vídeos sobre a língua e sobre a cultura japonesa no youtube.

Hoje é dia 6 de julho e, adivinhem? Continuo sem saber nada. Risos. Na verdade aprendi bastante coisa. Obviamente meu nível é absurdamente iniciante, mas em um mês, gastando cerca de 25 minutos por dia apenas, aprendi bastante coisa. Recentemente, inclusive, achei um site que tem cursos básicos de forma gratuita. Esse site tem me ajudado a memorizar melhor os alfabetos japoneses. Pois é, eles têm mais de um alfabeto. Três, na verdade.

Por que falei disso aqui? Por que aprender um idioma novo é algo que expande e exercita o cérebro de forma muito eficiente, então optei por começar essa atividade.

Tenho estudado outras coisas também, mas vou deixar para mencionar isso futuramente, visto que os assuntos podem ficar muito soltos por aqui.

De qualquer forma, recomendo muito o curso que fiz. Apesar de eu ter feito o curso em inglês, existe uma versão dele em português também. Vale a pena demais. Vou deixar o link aqui:

Coursera - Aprendendo a Aprender

Sobre o Japonês, quer tiver interesse, segue também os links:

Aplicativo na Playstore: Bunpo

Site com cursos básicos gratuitos: Japanese Lesson

Tanto o app quanto o site são em inglês.

Comentários

Postagens mais visitadas