Tempo ausente, Pêndulo de Foucault e algo mais

-->
Estranho ver que o meu último post aqui foi “Retornando atividades”, visto que foi justamente quando larguei de mão as “atividades”.
São as ironias da vida.

Enfim.
O trabalho e os estudos têm tomado meu tempo completamente.

Depois de muitos dias só trabalhando e estudando, cheguei à conclusão de que isso tudo esvazia a mente de idéias originais, novas e criativas.

Hoje, por exemplo, passei o dia inteiro estudando e agora estou sem idéias para escrever aqui nesse post.
Só consigo lembrar de ondas e seus comprimentos, imãs, magnetismo terrestre e o pêndulo de Foucault.

Aliás, me deixa encucado imaginar como um cara conseguiu provar o movimento de rotação da Terra usando só um pêndulo. Esse cara não devia trabalhar ou estudar nada nada, para ter essas idéias criativas assim.

Um dia ele devia estar lá fumando seu charuto, sentado na sua cadeira de balanço, absolutamente paradão, vendo o movimento da rua pela sua janela. Aí deve ter visto algo como, talvez, um balançar de um vestido de uma dama, o que o fez lembrar do movimento pendular e consequentemente de como provar o movimento de rotação da Terra. Afinal, essas coisas estão estritamente relacionadas.

Agora, imagina se ele estivesse preocupado em pagar suas contas, trabalhando igual doido, fazendo hora extra para pagar impostos cobrados a torto e a direito por aí. Imagina se ele tivesse que fazer faculdade ou outra coisa qualquer que lhe fizesse estudar quase o tempo todo. Ele certamente não teria tempo de observar moças pela janela e assim ter idéias mirabolantes sobre as coisas do mundo.

Disso eu tudo eu concluo que pelo menos um dia todo mundo deveria tirar para não fazer nada, simplesmente. Como disse também Bukowski. Ele concorda comigo sobre esse ponto de vista; por isso o acho um cara legal.

Comentários

Lord Nyx disse…
Pois é cara, realmente e isso que você falou, as vezes nossa mente fica tão cheia de problemas do dia a dia( que alias não deveriam ser) e não temos nem tempo de parar e pensar, talvez seja isso que esteja faltando mesmo...

Todos deveriam ter a opção de passar um tempo assim, sem duvida.

Postagens mais visitadas