Ciclismo mais conhecido

Ciclismo en ZamoraImage by Antramir via Flickr

Não sou grande fã de esportes, tanto para praticar quanto para assistir; apesar de que tem alguns que até assisto e acompanho eventualmente.
Mas, se tivesse que escolher um esporte pra praticar de maneira constante, eu optaria pelo ciclismo.
Esse esporte é meio que incógnito aqui no Brasil, se formos comparar com futebol, basquete, vôlei, etc. Existem só dois ciclistas profissionais brasileiros que estão entre a elite mundial de ciclistas.
Fiquei meio surpreso ao pesquisar e descobrir que na Europa o ciclismo é tão reconhecido e famoso quanto o futebol aqui no Brasil, por exemplo. Eles acompanham lá com afinco as competições, o status dos atletas, suas características, peculiaridades e tudo mais.

O retorno financeiro para os atletas também supera em muito o dos jogadores de futebol. Citando como exemplo o ciclista Lance Armstrong, ganhador do Tour de France por 7 vezes, que só no ano de 2005 ganhou 25 milhões de dólares (para referência, podemos comparar com o lucro anual de Cristiano Ronaldo, de 13.000.000 €, no período 2009/2010; fonte: Futebol Finance).
Isso sem falar que a segunda maior audiência televisiva para esportes no mundo é a que acompanha o ciclismo.

Enfim, gostaria de compartilhar com as pessoas que tem esse mesmo interesse que eu, ou até algo mais detalhado, as informações básicas sobre o ciclismo.

Achei um site muito interessante que pode esclarecer de maneira bem detalhada várias dúvidas sobre o ciclismo, a bicicleta em si e tudo mais. O site é divido em capítulos, como um livro, começando do básico mesmo; falando de como aprender a andar de bicicleta até informações mais avançadas como a mecânica e equipamentos específicos. O site também tem textos sobre a segurança no trânsito, e dicas sobre como abrir seu próprio negócio no âmbito da “Bicicletaria”.
Nem o aspecto social da bicicleta escapou da dissertação nesse site.
O site atende desde quem anda por andar, pra refletir, etc até os que levam mais a sério, dentro da minha visão.

Acho de vital importância, pelo menos para os moradores aqui da cidade, a leitura desses textos sobre a segurança no trânsito, sob a visão do ciclista, por que aqui o que a gente vê de atos imprudentes por parte dos ciclistas (na maioria das vezes) na rua é um absurdo.
 O site é o Escola de Bicicleta.

Achei informações interessantes também, para quem quiser se aprofundar, no Ciclismo Brasil (na área “artigos” tem muitos textos legais) e também no site da Confederação Brasileira de Ciclismo. Sem falar na Wikipédia.
Reblog this post [with Zemanta]

Comentários

Postagens mais visitadas