Protesto via Twitter


Fiquei sabendo de um acontecimento que achei digno de nota aqui no blog.


Uma simples twittada e uma foto geraram uma grande tempestade de opiniões no Canada agora em janeiro.


Tudo começou em Novembro de 2009, quando a empresa Toronto Transit Commission (TTC), que funciona, traçando um paralelo com nossa realidade, como uma empresa que administra certas “estradas” e também outros meios de transporte públicos, decidiu aumentar as taxas cobradas aos transeuntes canadenses. Anunciaram que o aumento ia começar a valer a partir do dia 3 de Janeiro.
Essa medida não foi muito bem vista pela população, é claro. (Fico insatisfeito, de maneira semelhante, ao saber que o preço dos ônibus aqui da região onde moro também irá aumentar. De R$ 1,70 foi para 2,30. Um absurdo, visto que o transporte público aqui é caótico.)


Enfim. Numa bela noite de Janeiro, mais precisamente na noite do dia 21, um twitteiro, ao passar pelo guichê de pagamento da TTC, se depara com uma cena singular. Ele então, tomado pela insatisfação por ter que pagar mais do que pagava anteriormente, decidiu documentar como uma fotografia o que para ele com certeza foi um momento de revolta. A fotografia foi essa abaixo:




A foto foi prontamente postada por ele no Twitpic, pelo Twitter, no perfil OGLE_Toronto. Em pouco tempo um vendaval de opiniões diversas balançava as janelas do prédio de comentários que se seguiram à foto.
Pessoas injuriadas mandaram mensagens criticando a empresa pelo aumento recente, alegando que estavam pagando para que os funcionários dormissem no serviço. Outras ridicularizaram o funcionário. O grupo de trabalhadores da TTC criticou ferozmente o twitteiro e defendeu o funcionário, dizendo que antes de criticar, as pessoas deviam ver se ele não tem por acaso algum problema de saúde (muitos funcionários tem diabetes e outras doenças) ou outro tipo de problema sério que possa ter o afetado.


Agora a TTC está como alvo da mídia e sua imagem está bem negativa.




Essa história mostra o poder da internet através do Twitter. Uma simples twittada colocou uma grande empresa numa situação delicada, onde terá que tomar alguma atitude para melhorar a situação.


Não acho que tenha sido uma maneira particularmente correta de agir essa do twitteiro fotógrafo. Com certeza, como a corrente sempre arrebenta no elo mais fraco, eu creio que deva sobrar para o funcionário dorminhoco. Provavelmente ele será demitido, dependendo do padrão de atuação da empresa. Se fosse com algumas aqui no Brasil, seria bem possível que ele levasse uma justa causa.
Tudo isso seguido de um pedido de desculpas formal, por parte da TTC, feito em algum jornal ou outro meio de informação.


Essa é minha opinião sobre como essa história pode acabar “terminando”.


Por outro lado, acho válido o acontecido, por mostrar o poder que todos têm em mãos atualmente, para mostrar falhas das grandes empresas que muitas vezes agem de maneira desleal para com os consumidores. Ressaltando que é um ponto delicado, dependendo do que uma pessoa falar, a situação pode acabar de revertendo de maneira negativa.

Veja os comentários dos Twitteiros sobre a foto aqui. Já são mais de 21 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas