Huun-Huur-Tu, uma viagem sonora


Ontem à noite, após ouvir o álbum “Oriental Metal - An Eastern Asia Dinasty”, graças à indicação do Blog de um amigo (aqui ó!), ouvi uma música de uma banda chamada Egofall, da Mongólia.
Essa música deles, chamada “Spirit Of Mongólia” tem uma introdução bem interessante, com um vocal muito marcante e hipnotizante, que utiliza uma técnica chamada “Throat Singing”.

Isso me fez lembrar de algo que eu já havia esquecido há uns anos. Quando eu morava no RJ, ouvi, num carro de um amigo “meio louco”, algo parecido com essa introdução e ele me explicou que era algo cultural, do oriente; não me recordo o que ele falou exatamente, mas fiquei a fim de ouvir mais, mas acabou que perdi contato com ele e esqueci.

Ao ouvir essa música ontem, voltou à minha memória essa recordação e comecei a trilhar mais uma vez o caminho tortuoso e repleto de opções que é se fazer uma pesquisa na net, com a ajuda do grande oráculo Google.

Eis que chego ao grupo mongol Huun-Huur-Tu.
Esse grupo é oriundo da República autônoma soviética de Tuva, uma região esparsa entre planícies, campos, florestas e montanhas que fica a 2.500 milhas ao leste de Moscou, situada no centro da Ásia, norte de Mongólia. Esse estilo de música deles mostra raros instrumentos e preserva o que é uma das mais antigas formas de música do mundo.

O mais conhecido gênero da música de Tuva é o “xöömei” (a técnica throat-singing). Nessa técnica o vocal canta de uma maneira que pronuncia duas notas simultaneamente, o que em algumas partes, geralmente nas agudas, da impressão de um som de flauta.

O Huun-Huur-Tu é um quarteto; foi formado em 1992 por Kaigal-ool Khovalyg, os irmãos Alexander e Sayan Bapa e Albert Kuvezin. O nome Huun-Huur-Tu significa “raios de sol”, em tradução livre. Os temas abordados nas músicas são sempre ligados com a natureza, pássaros, vento, chuva, rios, cavalos (animal muito importante na cultura de Tuva), etc.

Segue um vídeo (dentre vários que existem deles no Youtube) para mostrar como é o estilo de música deles. É bem marcante e exótico.
Passa uma grande tranqüilidade também, por lembrar a natureza, talvez.




Para mais informações sobre eles:


Comentários

Anônimo disse…
long live os arrotos satanizados!
Dan Silva disse…
kkkkkk

Tinha que ter banda com esses caras no vocal.
Anônimo disse…
Cara, eu vejo pelo SOPCAST, é um programa que você baixa e pode assistir vários canais de tv no mundo todo. É tipo uma tv a cabo no seu pc, cara, kkkkkk
Daí lá tem um canal só de lutas, se você quiser ver, baixa o programa e depois lá na barra de endereços coloca o endereço: sop://broker.sopcast.com:3912/24267


---

Cara, depois eu ouvi de novo essa parada aí, e lembrei de uma banda que deu umas inovadas no vocal gutural, claro que não é nada nesse nipe aí, mas é meio diferente... é a banda DISGORGE, só que tem dois.. tem o Disgorge americano, e o mexicano... o que tem o vocal mais diferentão é o mexicano, às vezes parece que o cara tá arrotando mesmo, kkkk

Postagens mais visitadas