El Paco


Francisco Sanches Gómez, conhecido como Paco De Lucía, nasceu em 21 de dezembro de 1947 em Algeciras, cidade da província de Cádiz, na Espanha.

Um violonista que merece crédito enorme por toda a sua carreira até os dias de hoje. Seu último trabalho, Cositas Buenas, de 2004 (nesse mesmo ano ganhou o prêmio Prince Of Astúrias Awards in Arts), mostra que ele ainda está na ativa com vigor.

Ele é conhecido como violonista virtuoso no mundo inteiro (talvez não tanto aqui no Brasil...), e navega por vários estilos musicais, como música clássica e jazz, apesar de ter suas raízes no flamenco. É o filho caçula dos cinco do violonista de flamenco Antonio Sánchez. Mais dois de seus irmãos seguiram o ramo musical, Pede de Lucía, cantor; e Ramón de Algeciras, também violonista.

Paco adotou seu nome artístico em homenagem à sua mãe, que se chamava Lucía Gomes. Daí “Paco de Lucía”.

Em 1958, com 11 anos de idade, ele fez sua primeira aparição pública, na Radio Algeciras, e um ano depois já ganhava o uma competição de flamenco. Começou a sair em tours e colhendo os frutos de suas habilidades violonísticas incríveis.

Em 1979, Paco encontra John McLaughlin e Larry Coryell e daí surge o famoso Guitar Trio. Eles lançaram um álbum, que foi gravado no Royal Albert Hall em Londres, que teve como nome “Meeting of Spirits”. Depois de um tempo Coryell saiu e entrou o genial Al Di Meola. Daí em diante foram três álbuns mais gravados. Esses em especial, eu acho fantásticos. O Paco sozinho já é incrível, mas junto com Meola e McLaughlin, é fantástico. Esses três álbuns são verdadeiras obras de arte indispensáveis pra quem curte o som do violão e tem bons ouvidos para apreciar as minúcias dos sons.

Lá para meados de 1995, Paco gravou a música tema do filme Don Juan DeMarco, com Bryan Adams no vocal. Bem famosa essa música, “Have You Ever Really Loved a Woman”.

A sua discografia é extensa, mas de alta qualidade musical.

Recomendo especialmente o álbum Fuente y Caudal, de 1973, que tem o clássico Entre Dos Aguas.

Abaixo o vídeo da música citada acima, do youtube:


Site Oficial do Paco

Wikipedia.org


Reblog this post [with Zemanta]

Comentários

Postagens mais visitadas